17/02/16

17/02/16

O Chamado do Cuco - Robert Galbraith

| |
Primeiro romance de Robert Galbraith, pseudônimo da fantástica J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter e de Morte Súbita, é um ótimo livro policial que vem para competir acirradamente com escritoras de peso que escrevem sob tal gênero como Ágatha Christie e Ruth Rendell.

Semelhante aos romances de Sherlock Holmes, a escritora traz de forma detalhada e envolvente a narrativa uma misteriosa morte de uma modelo linda, famosa e rica Lula Landry (apelidada por alguns amigos como Cuco), que caiu da sacada do seu prédio em uma noite de inverno em Londres. Seu passado traz um histórico deprimente: drogas e transtorno bipolar. E mesmo com o caso encerrado pela polícia, seu irmão adotivo Jonh Bristow, advogado fluente, decide contratar um detetive particular Comoran Strike para investigar o suposto “suicídio’’.

Strike, como protagonista da história, não tem condições de recusar o caso por passar por dificuldades financeiras, e se torna responsável por conduzir as investigações do caso, levando o leitor a embarcar numa aventura cheia de segredos. Não dá para esquecer também, da presença de Robin, secretária que se encanta com o fascínio da profissão e ganha destaque pelo auxílio prestado ao patrão, apesar do baixo salário recebido.

A investigação dura o livro todo e a suspeita paira em quase todos os personagens que conviviam com a modelo e tamanha é curiosidade em pular para a descoberta e esclarecimentos dos fatos.

J.K.Rowling prova que saiu da glória e destaque do gênero infanto – juvenil para entrar com maestria nos romances policiais trazendo uma asseverada crítica contra o papel da mídia que explora de forma indiscriminada a vida pessoal do artista e, sobretudo sobre a superficialidade do mundo da fama. Para os que leram e gostaram vale a pena dizer que tem um livro de continuação – O bicho de Seda – sendo que tem ainda o terceiro livro já lançado nos EUA e Reino Unido com a titulação “Career of Evil” - Vocação para o mal, no Brasil.  APROVADO! 



    

Sem comentários:

Enviar um comentário