15/04/16

15/04/16

O Bicho da Seda - Robert Galbraith

| |
Segundo volume da série das histórias do Detetive Cormoran Strike a escritora Galbraith consegue mais uma vez surpreender o leitor através do desenvolvimento de uma trama bastante complexa que nos envolve num clima de ESPANTO e SUSPENSE diante de um crime tão macabro que até o Voldemort se espantaria em ter coragem em praticá-lo, sem exagero gente! Desta vez, o crime paira nas ruas de Londres e leva a um emaranhado de pistas que faz suspeitar de todos os envolvidos de alguma forma com a vítima.

Em O Bicho-da-Seda, J.K.Rowling inova a narrativa utilizada no O Chamado do Cuco, passando a ser mais focada e devastadora em meio a um romance de desaparecimento, possíveis assassinatos e os personagens muito bem desenvolvidos, principalmente os suspeitos. O talento da escritora é fantástico e surpreendente, estando a mesma cada dia que passa sendo reconhecida nos gêneros de romances policiais, eliminando TODA a concorrência.

Embora seja o segundo volume da série, os livros podem perfeitamente serem lidos independentemente. Afinal, possui circunstâncias e temporalidade diferentes, mas não aconselho, porque o primeiro volume introduz um pouco sobre a história de Strike e Robin, sua assistente, que será enriquecida de detalhes nesta obra. E já conto com um possível romance entre os dois, apesar de acreditar na possibilidade de existir amizade entre homem e mulher, porque pelo menos da parte do detetive, dá para sentir que tem algo a mais do que admiração.

Quando o escritor fracassado Owen Quine desparece e sua esposa Leonora procura Cormoran Strike para encontrá-lo, pois embora pratique seus sumiços habituais, ele estava demorando mais do que o normal. Mas à medida que o detetive investiga o caso percebe que não se tratava de algo tão simples como pensava sua genitora. O fracassado romancista tinha acabado de produzir um misterioso romance que continha repletas acusações sérias e maldosas a todas as pessoas que ele convivia – desde a sua esposa, amante, até o mundo dos editores em que se relacionava. Desta forma, o rol de suspeitos relacionados ao fato era bastante extenso, já que a reputação de muitos estariam em jogo.

Depois de um tempo de investigação, o escritor é encontrado morto em situação macabra e de forma estranha, exatamente como descreve no seu livro titulado de Bombyx Mori (Bicho-da-Seda, em latim). O que leva a Strike a uma verdadeira caçada de qual a pessoa cruel que cometeria tal ato?

O clímax do romance é exatamente esse! A maneira com que a autora escreve o desenrolar da história faz com que o leitor fique preso a cada capítulo, detalhes e pistas encontradas, obrigando o leitor a solucionar o mistério, trazendo á tona o bom trabalho de um gênero policial. O desfecho também é de deixar qualquer um tonto, trazendo um realismo ainda que ficcional a todas as 461 páginas, retratando críticas inclusive ao mundo dos escritores, refletido pelas competições acirradas e o preconceito contra as mulheres escreverem. O resultado é o imenso sucesso que já possui e um reflexo de uma escrita madura e de excelência. Gostei muito!

1 comentário:

  1. Uau!!!!
    Gostei muito dos pontos levantados por sua resenha! Também gostei muito de como ela articulou tudo no "o chamado do cuco" e parece que ela repete a dose neste volume! Assim que der lerei este policial!
    Agradeço por ter me marcado no Instagram avisando não conter spoilers. Morro de medo deles!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderEliminar