28/08/17

28/08/17

Diário de Leitura - IT: A coisa, de Stephen King (Parte IV)

| |
Apesar desta parte ter a denominação "Adultos" a trama gira em torno basicamente dos relatos da infância do Clube dos Otários, bem como do dia em que derrotaram, ou, ao menos deram o freio na Coisa, já que os ataques retornaram.

Perplexos pela volta do mal e horrorizados com as tentativas de Pennywise, que parece se sentir ameaçado com o retorno deles, de retirá-los da cidade, aterrorizando-os com seus medos mais antigos.

Os integrantes do clube supracitado se reúnem na Biblioteca Municipal para definir e traçar os rumos da derrota do palhaço. No entanto, o mal que lhes aguardam é muito maior e buscará aliado através de um velho inimigo dos garotos: Henry, que se encontra hospedado num hospício de segurança máxima, por conta da sua tamanha periculosidade, depois de assumir a autoria dos inúmeros ataques ocorridos.

A vida naquela época era doce e amarga, ligados pela companhia e aventuras encaradas ao mesmo tempo perigosa diante da fragilidade e vulnerabilidade quando tinham que encarar o perigo de frente,ou, a vencer os próprios obstáculos do medo.

Mike faz questão de apresentar aos seus amigos um pouco das histórias e tragédias que permeiam a Derry de tempos atrás, comprovando que a Coisa é tão senil quanto o advento da humanidade, ou, quiçá a criação do mundo.

É possível sentir e conhecer os sentimentos e angústias diante de cada um dos protagonistas, os quais é tão fácil se apegar e entender o quanto cada perda e decisão foram difíceis para eles diante do desconhecido temor que assombra novamente.

Alguns até se abalaram e pensaram em desistir e a continuar em segurança ainda em que suas vidas medíocres, delineadas pelas marcas do passado, constatadas pela infertilidade dos membros do clube, ainda que sem motivo algum, causando dúvida sobre a aceita ou recusa de tal objetivo, mistério que será resolvida na última parte do livro.

Stephen King cria um universo peculiar e desafiador até para quem não se assusta com facilidade, o que prende o leitor até nas cenas mais pesadas e grotescas criadas, É incrível como até as coisas mais simples podem se tornar temerosas quando se tem um talento como o dele.

Se você assim como eu pretende conhecer o final desta história, continue conosco que antes do lançamento do remake da obra, disponibilizaremos mais um diário de leitura aqui neste mesmo horário e neste mesmo canal.

Confira outras publicações a respeito da obra:

Sem comentários:

Enviar um comentário